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sábado, 4 de maio de 2013

Sonic, o ouriço

O Sonic é uma personagem de videojogos e também o ser vivo mais veloz do mundo.

Apresentação  

O Sonic é o protagonista da série Sonic the Hedgehog e também a mascote da Sega. Foi criado com o intuito de fazer concorrência com o Super Mario, a mascote da Nintendo. É um ouriço azul antropomórfico; um herói inato capaz de correr a velocidades superiores à do som. Amante da liberdade, o famoso Sonic tem como principal inimigo o Doutor Ivo Robotnik, mais conhecido por Eggman.

Personalidade

O Sonic é um herói alegre e simpático que suscita carinho e admiração àqueles que o conhecem. Vai onde o vento o leva e vive de acordo com as suas regras, ignorando as normas estabelecidas em sociedade e rejeitando qualquer tipo de comprimisso, razão pela qual ignora as propostas de casamento de Amy Rose. De facto, a única responsabilidade de que se incumbiu foi a de combater a opressão, proteger aqueles que ama e cuidar de Tails, uma raposa do sexo masculino, que acolheu como um irmãozinho mais novo e que declara ser o seu melhor amigo.
É um rapaz descontraído, gentil e honesto, que cumpre sempre as suas promessas. Tem um sentido de humor incrível, apesar de, por vezes, poder ser um pouco sarcástico.
A sua hiper-atividade inviabiliza-o de ficar muito tempo parado no mesmo local. De facto, o estrénuo guerreiro entra num estado de paranóia, quando se encontra enclausurado em algum sítio.
Sai sempre vitorioso de todas as contendas que trava com o Doutor Eggman, o seu arqui-inimigo, um cientista maluco com um Q.I. de 300, que vive concebendo robôs para delapidar a energia incansável do Sonic e conquistar o mundo.
Todavia, o Sonic é confiante (na verdade não é nem um pouco modesto para com as suas virtudes), e encara tudo como um desafio, sendo sempre fiel aos seus princípios e ao seu objetivo de restaurar a justiça e a liberdade. É altruísta e não se importa de arriscar a vida para ajudar os indefesos. É arrojado e temerário. A sua coragem esfuziante permite-lhe lidar com a pressão dos confrontos, concentrando-se plenamente nas batalhas e controlando o medo.

Poderes e habilidades de combate

A maior peculiaridade do ouriço azul de 15 anos é a capacidade para correr a velociades superiores à do som. Esta aptidão permite ao jogador ter uma visão panorâmica estupenda dos níveis, pois contrasta com a maioria dos outros video games, pela velocidade megalómana com que vemos desaparecer os objetos e elementos que ladeiam o caminho, à medida que o herói percorre o trajeto.
Esta descomedida rapidez possibilita ao ouriço desafiar a força da gravidade, correndo verticalmente escalando prédios e infraestruturas, ou até mesmo vogar sobre a água.
O vigor deste singular personagem deve também muito à agilidade para executar acrobacias. Embora o herói não possua conhecimentos relativos a artes marciais ou quaisquer técnicas de combate, a experiência adestrou-o visando-o a desenvolver as suas próprias estratégias de ataque e defesa. Tem reflexos surpreendentes e conjugando a celeridade com a inteligência é capaz de se desviar rapidamente dos obstáculos e devastar os robôs do Doutor Eggman. Embora o Sonic não seja detentor de uma insigne força física (como é o exemplo do Knuckles), ele consegue contornar esta fraqueza realizando ações ofensivas nas quais colide com os adversários, girando velozmente em torno de si mesmo. Este seu ataque é denominado de Spin Dash. Um outro ataque alternativo, designado de ataque tornado (Tornado Attack), também é muito utilizado.
Quando se depara diante de duas paredes próximas e paralelamente dispostas, ele sobe saltando de uma parede para outra incessantemente.
Em diversas situações, é-nos demonstrada uma resistência sobre-humana a danos físicos. O ouriço raramemente fica ferido e consegue sobreviver após ser atingido por mísseis ou depois de uma violenta queda-livre.
Tem ainda a habilidade para conduzir veículos, pilotar aviões ou naves, deslizar sobre carris sem perder o equilíbrio e manejar espadas, como nos é provado no jogo Sonic And The Black Knight.
Na série Sonic Riders, embarcado numa nova odisseia, para enfrentar o rival Jet, o falcão, o Sonic vê-se obrigado a treinar a dirigir-se montado em equipamento radical, a fim de provar ao campeão dos céus que é, não só o mais rápido no solo, como também no ar. Nos jogos desta série, o Sonic revela-se como alguém com pendor para manobrar o equipamento radical.
É dotado de uma indomável preserverança. Nunca desiste de uma batalha, mesmo quando as coisas não estão bem para o seu lado, e mantém orgulhosamente o seu pundonor.
Possui ainda a aptidão para usar o poder das esmeraldas do caos em seu proveito. Com apenas uma esmeralda, ele consegue realizar o controlo do caos (Chaos Control), podendo provocar uma distorção na dualidade espaço-tempo, o que lhe dá a chance de viajar através do tempo e do espaço. Contudo, ele revela-se um pouco relutante em utilizar o poder do caos e normalmente fia-se mais nos seus próprios poderes.

Transformações

Em circunstâncias raras, quando a supremacia de um inimigo torna inútil qualquer ação ofensiva que o Sonic possa executar, urge a necessidade de ele se submeter a transformações, como expediente de emergência, por forma a defrontar o adversário e salvar aqueles que ama. Estas transformações só são possíveis se o herói transferir para si o poder de determinados objetos ou absorver algum tipo de energia. O abrupto incremento do poder, fornece-lhe uma nova forma, uma aparência díspar daquela a que estamos costumados a ver, no entanto, o cerne da sua personalidade mantém-se.
Aqui em baixo, são exibidas algumas destas transformações.

Super Sonic

Quando reúne as sete esmeraldas do caos, o herói assume a figura de Super Sonic, a transformação mais frequente. Neste estado, para além de lhe ser disponibilizada maior resistência física e velocidade, é-lhe também concedida a habilidade para levitar.



Hyper Sonic

 O estado hyper que o herói assume é uma versão incomensuravelmente poderosa de si próprio.
Ele adquire uma matiz de cores que se permutam sucessivamente.
Para subjugar este modelo é indispensável unir as sete super esmeraldas.

Sonic Darkspine (Darkspine Sonic)

No jogo Sonic And The Secret Rings, aproveitando o poder dos sete anéis mágicos World Rings, o Sonic vira Darkspine, assumindo um protótipo lilás como catadura, governado pelas suas próprias emoções. Esta versão fornece-lhe maior robustez, a capacidade de voar, uso ilimitado dos ataques Soul Gauge e poderes baseados no fogo.





Sonic Excalibur (Excalibur Sonic)

No jogo Sonic And The Black Knight, é concebida ao protagonista uma inaudita transformação: Sonic Excalibur, conseguida pelo uso das espadas sagradas (Sacret Swords). Esta forma garante uma resistente blindagem com uma capa escarlate; a habilidade para levitar e o poder para manusear a lendária espada Excalibur.


Mostrengo (Sonic The Werehog)

 No jogo Sonic Unleashed, contra a sua vontade, é-lhe incumbida a forma horrenda de Mostrengo, que se manifesta ao anoitecer, como se se tratasse de um lobisomem. Neste estado, o Sonic perde a velocidade ímpar que lhe é caraterística mas, em contrapartida, obtém uma força física extremamente potente e uma invulgar elasticidade nos braços.





Transformações Wisp

No jogo Sonic Colors, o protagonista, ao embeber a energia multi-colorida Hyper-Go-On, procedida pelas criaturas Wisp, granjeia transformações variadas, tais como uma broca, um laser ou uma bola de fogo, consoante a tonalidade do Wisp selecionado. O único defeito na utilização destas formas é a pouca duração que apresentam.



 Fraquezas

A maior vulnerabilidade do ouriço azul é o facto de não saber nadar. Nunca se averiguou se este aspeto se deve a uma suposta hifrofobia ou a uma incapacidade congénita para o nado. O que é certo é que o Sonic se comporta deveras como uma criancinha atemorizada de cada vez que se confronta com a água. Para suplantar este inexorável elemento da natureza, o herói serve-se da corrida a alta velocidade. A sua rapidez supersónica possibilita-lhe deslizar sobre a água sem se afundar.
Outra fraqueza do Sonic está relacionada com a sua contumaz obsessão em correr. Quando privado desta atividade, (por ter sido capturado, ou por qualquer outro motivo), entra em paranóia, o que pode perturbar a sua sanidade mental. O cárcere traz-lhe um descomunal sofrimento psicológico, porque a corrida é uma necessidade vital da qual ele não pode abdicar.


Relações com outras personagens

Ao longo das suas aventuras e desventuras, o Sonic travou amizades e inimizades com outras personagens. São elas:

Doutor Eggman

 Este génio do mal é o arqui-inimigo do Sonic. Obstinado em concretizar as suas ilícitas arbitrariedades, este cientista maluco é sempre derrotado pelo Sonic e os amigos que o impedem de escravizar o planeta e dominar o mundo.
Foram tantas as desavenças, tantos os planos arruinados, que o Sonic passou a encarar as mais recentes invenções do Eggman com um deleite sublime. Não teme as atrocidades que o Eggman premedita. Pelo contrário! Regozija-se à brava em poder salvar os outros, fazer um pouco de exercício e troçar descaradamente do criminoso! É por nunca ser levado a sério, que o Eggman nutre um ódio de morte pelo Sonic! Mas apesar de ser ridicularizado pelos gracejos do adverário, ele consegue por vezes encarcerar e debilitar pessoas inocentes, pelo que o Sonic deve estar sempre atento.

Miles "Tails" Prower

O Tails é o melhor amigo do Sonic, o seu braço direito e companheiro inseparável em todas as odisseias em que envederam. Partilham uma amizade enriquecedoramente única de carinho e apoio mútuo, comparável à fraternidade que une dois irmãos.
No 18º episódio da série Sonic X, o Tails conta ao Chris como foi o primeiro encontro com o Sonic.
Sumariamente, a raposa estava a ser achincalhada pelas outras crianças, que acabaram por lhe quebrar uma engenhoca. Pegou, tristemente, nos fanicos caídos no chão e, de repente o vislumbramento de uma feliz e desprendida figura que atravessava a Westside Island a correr secou-lhe as lágrimas. Tails falou para consigo: "Uau! Ele é mesmo fixe! Para onde será que ele vai?". Movido pela ideia fulgurante de ter um amigo, alguém que o não amesquinhasse, o menino seguiu o Sonic toda a manhã, julgando que este não se apercebia de que estava a ser espionado. Quando viu o avião do Sonic, o tornado, ficou ainda mais fascinado e aproveitou as suas ferramentas e os seus conhecimentos para tornar o motor mais rápido. Enquanto pintava o avião, apareceu o Sonic. Inicialmente, o Tails mostrou-se envergonhado por ter mexido numa coisa que não lhe pertencia e o Sonic perguntou-lhe: <<Então, tens andado toda a manhã a seguir-me para veres o meu avião, ou há mais alguma coisa que tu queiras?>>. Foi aí que o Tails patenteou o seu desejo de ter um amigo que o não escarnessesse. Disseram os seus nomes um ao outro e o ouriço rematou: <<Bom trabalho, Tails! Dava-me jeito um mecânico... e um amigo!>>. A partir desse momento, nunca mais se separaram.
As provas de coragem e intrepidez do Sonic, mediante todos os perigos, sobremaravilham o Tails e este idolatra o ouriço azul como um herói. Decorrente do passado de bullying a que foi sujeito, o Tails não tem confiança em si próprio e sente-se um inútil. Contudo, esta conceção que o Tails tem de si próprio é alterada, pois o Sonic acredita no enorme valor do amigo e dá-lhe carinho e proteção.

 

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